Biografia - Caricaturista André Lemos

André Luiz da Conceição José de Oliveira - Conhecido com Caricaturista André Lemos, nasceu em 02 de Setembro de 1987 em São João de Meriti no Estado do Rio de Janeiro.

 

Infância e adolescência

Filho de uma mãe desenhista, que já havia cursado o Liceu de Artes do Rio de Janeiro e pai com aptidões para desenho de arquitetura e composição. Desde cedo, teve acesso a materiais de desenho, livros e uma aura de influência artística familiar.

Esse acesso fácil e sem críticas, abriu as portas para que o talento aparecesse cedo. Já se destacava nas aulas de artes da escola e demonstrava um grande interesse na reprodução de seus personagens favoritos.

 

Aos 13 anos, começou a cursar Desenho artístico no Sesc de sua cidade, e poucos meses depois, se aventurou a colocar uma placa no portão de casa que dizia: "Aulas de Desenho".

Em poucos dias, já tinha alguns alunos mas novos, que recebiam dele as técnicas que acabará de receber no curso.

Essas aulas também ajudaram a subsidiar o pagamento do curso no Sesc até o final.

 

Ainda com 13 anos. Necessitando de material para um trabalho de inglês de sua escola. Procurou o consulado da República da Irlanda no Rio de Janeiro. Onde foi muito bem atendido. Com intuito de agradecimento, desenhou a então presidente Mary McAleese e presenteou o consulado, que por sua vez, enviou o desenho para o conhecimento da Presidente. Recebeu então uma carta oficial em agradecimento, e foi convidado alguns meses depois, para uma recepção à comitiva presidencial.

 

Por alguns anos, desenvolveu pinturas inspiradas em Claude Monet, muitas vezes com temas da Irlanda. Realizou algumas exposições na Feira da Providência e vendeu suas primeiras pinturas. Até então, essa era a profissão que tinha como meta.

 

Faculdade e experiências em outras áreas.

Em 2014, ainda com 16 anos e no último ano do ensino médio, decidiu arriscar o vestibular para Gravura, na Escola de Belas Artes da UFRJ. Passou.

Começou a cursar a Universidade ainda com 16 anos em 2005 e já no primeiro ano de faculdade, recebeu um primeiro convite para participar de eventos com caricatura em festas.

Seu primeiro trabalho do tipo, foi no Polo Gastronômico da Tijuca, e não demorou para que começasse a se identificar com o trabalho, que por vezes, havia sido apenas hobbie, brincando com amigos e professores da Escola. Assim como seu artista favorito (Claude Monet) André Lemos também tinha na caricatura, uma de suas primeiras experiências profissionais.

Paralelamente a caricatura e a universidade, trabalhou para o IAB - Instituto de Arqueologia Brasileira, desenvolvendo projetos de Educação Patrimonial, foi responsável pelo estúdio de edição e filmagem e desenvolvia projetos de 3D. Foi apresentado assim a uma de suas paixões que foram os trabalho com viagens.

Sua segunda experiência profissional fora da caricatura, foi em uma empresa de projetos de estandes comerciais, feiras e eventos. Onde desenvolvia projetos de estandes comerciais em 3D para posterior aprovação da equipe de arquitetura.

Essa bagagem, foi fundamental para os trabalhos que desenvolveria posteriormente na sua empresa, aprendendo os tramites para eventos e experiências com venda e público.

 

Empresa de caricatura

O Trabalho de caricatura em festas e por encomenda, aconteceu de forma paralela e a faculdade entre 2005 e 2011, até então, era um trabalho complementar e que dividia a atenção com suas outras tarefas.

Em Janeiro de 2011, após as fortes chuvas na região serrana do Rio e as trágicas consequências com um grande número de mortos, desaparecidos e desabrigados. Organizou junto com o desenhista André Brown, um evento beneficente para troca de caricaturas por alimentos e materiais de higiene. A ação aconteceu durante uma semana no Largo da Carioca, no Centro do Rio, com a participação de diversos caricaturistas e com o apoio da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro.

A Ação resultou na arrecadação de quase 1 tonelada de donativos, e inspirou o artista a profissionalizar o trabalho de caricatura. A partir daí, esse seria seu único trabalho e precisaria dar resultado.

Com sua bagagem e experiência dos trabalhos realizados nas empresas anteriores, viu uma brecha no mercado que até então era realizado quase que integralmente de forma amadora.

Criou sites e definiu padrões de excelência para seu atendimento.

Logo no primeiro ano, já era contratado para trabalhos em todo o Brasil. Santa Catarina, Paraná, Minas gerais, São Paulo e Rio de Janeiro já eram atendidos presencialmente pelo artista.

No final de 2011, uma grande novidade tecnológica surgia no exterior. O iPad. Visando sempre uma experiência agradável e inovadora, ele foi o primeiro caricaturista a desenvolver uma técnica para realizar as caricaturas diretamente no tablet com impressão e envio na hora.

Seu primeiro cliente... A Rede D`Or, patrocinando o espetáculo Varekai do Cirque Du Soleil. O trabalho foi desenvolvido no Rio de Janeiro em 2011 e em Recife em Abril de 2012.

 

Trabalhos para a TV e Famosos

Em 2014, foi convidado para atuar como elenco do quadro Tem Gente Atrás, do Domingão do Faustão. Conhecido como o "Jogo da fila", o Caricaturista André Lemos, iria desenvolver caricaturas de forma rápida enquanto, com algumas dicas do Faustão, o convidado tentaria desvendar quem seria o desenhado.

Esse trabalho abriu uma porta que não seria mais fechada. A produção "adotou" os trabalhos de caricatura e ilustração, que passaram a fazer parte do cenário de diversos quadros do programa.

Logo os trabalhos ganharam outras bancadas, como É de Casa, Tá no Ar, Mais Você e em 2015 as famosas canecas do Vídeo Show.

No ar todos os dias com os apresentadores e toda terça com um ator ou atriz convidado, o trabalho se tornou o queridinho de diversas celebridades. Sendo contratado para diversas festas badaladas.

Em 2018, uma de suas caricaturas chegou as mãos da Xuxa, que postou sua reação divertidíssima no Instagram, gerando centenas de milhares de visualizações e curtidas. A postagem, viralizou nas redes sociais e na mídia em geral, virando pauta de diversos sites e programas de TV.

Visitou pessoalmente os bastidores do programa Dancing Brasil, onde recebeu uma foto da apresentadora segurando seus desenhos.

 

Filmes e Entrevistas.

Em andamento.

Melhor avaliação do mercado

Em andamento.

Pandemia

Em andamento.

Trabalhos beneficentes

Em andamento.

Redes Sociais e Referência no mercado

Em andamento.

 

Links e referências Externas.

  1. Canal do Youtube

  2. Instagram

  3. Quarta Show na TV Aparecida

  4. Canal da Leda Nagle 01

  5. Canal da Leda Nagle 02